Diagnóstico e ação estratégica para o IEGM/TCESP

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEG-M, foi instituído pelo Tribunal de Contas do Estado de SP para avaliar
a eficiência dos Municípios na execução de
políticas públicas, através de indicadores
eleitos em áreas de relevância (Planejamento,
Fiscal, Educação, Saúde, Proteção aos
Cidadãos, Meio Ambiente e Governança em TI),
e auxiliar na verificação do cumprimento dos ODS – Agenda
2030 da ONU.

A importância desse índice tem se destacado na apreciação de contas municipais. Administrações que apresentam IEG-M com baixo grau de efetividade ficam mais suscetíveis à
desaprovação de suas contas, com emissão
de parecer desfavorável, e com a obrigação
de adotarem providências com vistas à
melhoria de sua avaliação. Esse panorama é
bem retratado nas reiteradas decisões
publicadas pelo TCESP. Necessário assim que
o gestor público implemente medidas que possam contribuir para o alcance de índices eficientes, obtendo uma melhor avaliação, e seus reflexos positivos nas contas. Apresentamos uma ferramenta útil e indispensável:

Integrado ao módulo de Ações e Projetos, esse módulo permite que o município responda o questionário do IEGM diretamente na plataforma, distribuindo as questões por setor, controlando aprovações em múltiplos níveis e anexando evidências. Mais que preenchimento, o sistema identifica automaticamente as questões sem pontuação e já permite a criação de ações corretivas para o próximo ciclo, promovendo melhoria contínua e aumento na nota do município junto ao Tribunal de Contas.

Saber os quesitos em que seu município deixou de  pontuar  e quais ações estão sendo implementadas é primordial para tomada de decisões e adoção de medidas necessárias na melhoria da sua avaliação do IEGM, além de contribuir no cumprimento das metas previstas nos ODS.

Sobre Nós

Nossa empresa é uma empresa familiar, registrada na junta em fevereiro de 2010, que tinha como objetivo principal atuar como consultoria empresarial, com atuação da Dra. Alessandra Mariko Garzotti Corrêa.